Prático, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos indispensáveis na vida das famílias e principalmente de quem mora sozinho. Contudo, para que ele dure mais e não seja protagonista de acidentes domésticos, é preciso ficar de olho em algumas regras básicas de uso.
O que não pode ir ao micro-ondas: recipientes proibidos:
1-Plástico Diferente do que muitos pensam, não é todo recipiente de plástico que pode ir ao micro-ondas. Produtos que contêm a substância Bisfenol-A (BPA) não podem ser usados para aquecer alimentos no micro-ondas. Os alimentos que contêm traços de gordura, quando aquecidos, acabam desgastando a superfície do recipiente, o que resulta em acúmulo de bactérias nesses furinhos.
2-Acrílico essa é uma prática muito comum e que deve ser abolida da cozinha. Recipientes de acrílico devem ficar longe do micro-ondas, principalmente pratinhos e copos de polipropileno usados por crianças.
3- O isopor também está na lista de itens proibidos quando o assunto é micro-ondas. Esse material não pode ser submetido a altas temperaturas independente do aparelho usado porque pode derreter e liberar substâncias prejudiciais à saúde.
4-Papel alumínio Também está na lista de coisas não devem ser levadas ao micro-ondas. O perigo do aquecimento do metal vale também para o papel alumínio.
5-Louça com detalhes em dourado ou preteado, louças com detalhes em dourado ou prateado também não podem ser colocadas no aparelho. Decorados com tinta metalizada, o aquecimento dessa louça decorada pode gerar faíscas, além de danificar o material.