Muitas vezes, ao descascarmos os alimentos para o seu preparo, acabamos por desperdiçar metade do seu conteúdo por não saber ao certo a maneira correta de manusear o corte.
Mas em tempos de economia, a regra é economizar e o processo de descascar os alimentos é fundamental para tirarmos o máximo proveito deles e agilizarmos o tempo de cozimento.
Confira nossas dicas agora para minimizar seu trabalho, e para que não desperdice mais alimentos. Veja:
BATATA
A maneira convencional de descascarmos a batata é fria. Porém, devido à sua dureza e à solidez da união entre a polpa e a casca, não é conveniente fazê-lo como fizemos a vida toda.
Ao invés disso, corte-a levemente primeiro para depois colocá-la em água fervendo. Depois disso, o resultado será surpreendente: você poderá retirar a casca sem problemas.
OVO COZIDO
Quantas vezes você já encontrou casca de ovo na comida? Isso acontece porque nossas mãos não são tão infalíveis quanto pensamos.
Prove isso e verá que diferença: tire apenas um pouco da casca da parte de cima e sopre através da abertura. Assim você obterá um ovo totalmente descascado.
TOMATE
Este é um caso similar ao da batata. A aderência da casca do tomate à polpa é muito forte. Por isso, se descascarmos como sempre fazemos corremos o risco de nos atrapalhar.
O mais prático é o seguinte: faça pequenos cortes em cruz na parte de cima do tomate e escalde-o. Depois, coloque-o em um recipiente com gelo para evitar que cozinhem.
Deste modo, a casca será eliminada facilmente e sem esforço.
FRUTAS
O kiwi e a manga são frutas muito complicadas de descascar: têm tanto suco que acabam nos sujando e, portanto, acabamos por gastar esse suco devido à pressão que exercemos ao pegá-los.
Ao invés de descascar da maneira tradicional, corte-os pela metade e use a boca de um copo. A carne e o suco cairão limpos dentro do recipiente, permitindo que você fique limpo e aproveite ao máximo a fruta.