O vinho é uma bebida que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, quando consumido com moderação e responsabilidade.
Alguns pesquisadores recomendam que uma taça da bebida seja consumida após uma refeição. Eles garantem que o vinho pode aumentar os níveis de “colesterol bom” e diminuir a pressão arterial.
Além disso, a bebida funciona como um escudo natural. Segundo estudos da Sociedade Europeia de Cardiologia, basta uma taça diária para diminuir em pelo menos 11% o risco de infecção por bactérias que causam uma série de doenças, como úlceras, gastrites, infecções e até câncer.
O vinho também fortalece os ossos, veias e artérias, prevenindo muitos problemas como osteoporose e varizes em pessoas mais velhas.
Outro benefício da bebida é que ela ajuda a preservar a memória. De acordo com o setor médico da Universidade do Arizona, isso acontece porque o vinho impede o sangue de coagular e diminui a inflamação dos vasos, ambos relacionados ao declínio de memória.
É importante lembrar que esses pontos positivos só acontecem quando a bebida é consumida com moderação. Também é fundamental associar o vinho com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.