Sofre de insônia? Saiba como vencer esse mal com alimentação saudável
Muitas pessoas sofrem com o problema de saúde caracterizado como insônia e que está relacionado a vários fatores, como a má alimentação. O sono e a alimentação são responsáveis pelo metabolismo do organismo e quando a pessoa não segue uma dieta mais equilibrada, acaba sofrendo com a falta do sono, o que pode ocasionar outros problemas de saúde.
O distúrbio do sono é uma grande preocupação no país. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), em 2019, 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia e 45% das pessoas se queixavam por não dormir bem.
O médico piauiense Manuel Luciano, 40 anos, estava dentro desta estatística. “Eu sofria de um problema sério que era a apneia do sono. Não dormia direito durante a noite e sentia muito cansaço nas minhas atividades ao longo do meu dia”, relatou.
Luciano decidiu mudar de vida, quando ingressou numa rotina diferente de alimentação e modificou seu estilo de vida. Com a ajuda profissional e dedicação diária, o médico eliminou um total de 36 kg e hoje tem uma vida muito mais saudável, que refletiu positivamente na sua qualidade de sono.
“Hoje, meu sono melhorou praticamente 100%. A mudança foi tão grande que eu também não ronco mais. Com essa transformação, me sinto mais disposto no trabalho, bem como nas minhas demais atividades diárias. A prática da atividade física também tem me ajudado bastante”, frisou.
A Estrategista de Emagrecimento, Maria Silva, responsável pelo emagrecimento do médico Luciano, reforça que a boa alimentação está diretamente relacionada com a qualidade do sono.
“De fato, os alimentos saudáveis podem ser nossos maiores aliados quando o assunto é não conseguir dormir direito. Ter uma alimentação equilibrada e variada vai regular o nosso metabolismo como um todo. Além disso, é cientificamente comprovado que alimentos ricos em magnésio, ômega 3 e cálcio ajudam na melhora do sono. Outro fator muito importante é a prática da atividade física regular. É fundamental implementar qualquer exercício físico em seu dia a dia. Assim, você se sentirá mais disposto ao longo do dia e terá uma boa noite de sono”, alertou Maria Silva.
Pegou todas as dicas? Agora confira 5 alimentos que você deve evitar:
Cafeína: evite consumir em excesso depois das 14h;
Frituras e carnes: a gordura presente dificulta o processo digestivo;
Carboidratos: possuem muito energia o que acaba mantendo a pessoa acordada por mais tempo;
Açúcar: todos alimentos ricos em açúcares deixam o organismo em estado de alerta, por meio do aumento do nível de glicemia e a liberação de insulina no organismo.