Dieta anticâncer

Estas são algumas maneiras de reduzir o risco de câncer, de acordo com estudos recentes. Que tal experimentá-las e ver se elas se encaixam na sua rotina?

1 – Diga “sim” para cebola, maçã, frutas vermelhas, couve e brócolis – Comer muitos antioxidantes chamados flavanóis, encontrados nesses alimentos, reduz o risco de desenvolver câncer pancreático em 23% das pessoas. Para os fumantes, uma alimentação rica em flavanóis diminuiu o risco em 59%, segundo pesquisadores do Câncer Research Center do Havaí, que estudaram 183.518 mulheres e homens.

2 – Ultrapasse os limites com frutas e legumes – Um estudo recente com 500 mil pessoas com 50 anos ou mais descobriu que os participantes da pesquisa que comiam 12 porções por dia diminuíram em 29% o risco de desenvolver vários cânceres em comparação com aqueles que só comiam três porções diárias.

3 – Prefira vinho tinto – Bebedores de vinho tinto reduzem em 13% o risco de desenvolver câncer de pulmão a cada taça diária, de acordo com uma pesquisa feita comparando 132 homens com câncer de pulmão com 187 pacientes submetidos a pequenas cirurgias em um hospital na Espanha. Vinho rosé, cerveja e outras bebidas não causaram impacto. Além disso, o vinho branco pareceu ter o efeito oposto, mas o estudo não chegou a nenhuma conclusão sobre isso porque o número de bebedores de vinho tinto que participaram da

pesquisa era muito pequeno. Os cientistas sugerem que um antioxidante presente no vinho tinto, chamado resveratrol, junto do tanino, que também é antioxidante, consegue impedir o desenvolvimento e o crescimento de tumores.

4 – Coma peixe com mais frequência – Comer muitos peixes gordurosos, ricos em ômega-3, como o salmão, o arenque e a cavala, pode reduzir o risco de câncer de próstata, de acordo com um estudo feito por 30 anos com mais de seis mil homens no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia. Homens que não comiam peixe corriam risco de duas a três vezes maior de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que comiam quantidades moderadas ou grandes.

Compartilhe!
Lia Formiga: