A batata-doce é “temperada” com açúcar mascavo, gengibre e especiarias deliciosas, como noz-moscada, pimenta calabresa e canela. O peru leva vinho branco, alho e cebola e fica com sabor incrível!
Ingredientes:
1 peru de 4 kg
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
1 cebola picada
2 dentes de alho
100 g e 4 colheres (sopa) de manteiga
Folhas de salsão
1,5 kg de batata-doce sem casca
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de especiarias (noz-moscada ralada, coentro em grãos, pimenta-calabresa em flocos e canela em pó)
1 colher (sopa) de gengibre em tiras
Modo de preparo:
Descongele o peru e retire os miúdos. Enxugue com papel-toalha. Bata no liquidificador o vinho, a cebola e o alho. Passe na carne e reserve por 1 hora. Escorra, mas reserve o tempero e recheie. Passe 100 g de manteiga entre a pele do peito e a carne do peru. Costure aberturas. Forre a assadeira com papel-alumínio, cubra com folhas de salsão e coloque o peru por cima. Unte com o restante da manteiga, cubra com papel-alumínio e asse no forno, preaquecido, em temperatura média, por 3 horas, regando com o caldo da forma e o tempero reservado.
Prepare a batata-doce: corte a batata em quatro e cozinhe no vapor. Leve ao fogo os ingredientes restantes, mexendo até o açúcar dissolver. Arrume em uma assadeira forrada com papel-alumínio untado e cubra com colheradas do molho de açúcar. Leve ao forno até dourar e sirva com o peru.